25 de abril de 2011

Benefícios e Malefícios de jogos Agressivos





Os videogames trazem vários benefícios para as pessoas. Assim como maleficios Confira abaixo quais são os malefícios e Beneficios

  •  Benefícios
 Estudos em universidades americanas e japonesas, apontando que jogos(FPS) “ajudariam a treinar agilidade no raciocínio e nos reflexos” (KENSKI, 2000). “Estudos feitos com as modernas técnicas de tomografia mostram que o videogame ativa e exercita mais áreas do cérebro do que as outras atividades de lazer.” (SOUZA, 2006).
Os jogadores podem também aprender a cultura de outros países, como o Japão, mitologias, e ter gosto pela leitura, além do usuário ter de criar estratégias em tempo real durante o jogo (e muitas delas ele tem que fazer rapidamente), criar soluções para os problemas e quebra-cabeças, traduzir os diálogos (melhorando e treinando outros idiomas, como o inglês).






  • Malefícios 
O primeiro malefício, e muito comum em qualquer tipo de jogo (não só os videogames) é o> vício(>Descubra se você é viciado em computador ou outros). Por ser uma atividade prazerosa, os jogadores podem >viciar rapidamente. Já ocorreram mortes de jogadores que jogaram muitas horas, com poucas pausas para comer e dormir.
Um sul-coreano que passou 50 horas quase ininterruptas à frente de um computador, divertindo-se com jogos, morreu de parada cardíaca minutos depois de finalizar sua epopéia em um cybercafe (YOO-CHUL, 2005).
Um dos estilos de jogos que são mais jogados, mas que preocupam os pais e as pessoas são os jogos com alto teor de violência.



  Muitos jogos violentos preocupam os pais. Alguns dos games mais famosos pelo seu conteúdo violento são Doom e Carmageddon. O primeiro é um jogo de FPS (free person shooter, ou tiro em primeira pessoa), onde você pode matar alienígenas com uma arma e o segundo é um jogo de corrida onde o jogador tem de atropelar pedestres com um carro, para garantir pontos; Este jogo foi proibido em vários países, inclusive no Brasil.

 Dos jogos atuais, um dos jogos que gerou muita polêmica foi o jogo Grand Thief Auto , onde você, sendo de uma gangue, deverá cumprir missões ilícitas, como roubar um carro ou mesmo assaltar um banco. Uma das versões desse jogo vinha com uma modificação onde o personagem protagonista poderia fazer sexo dentro do jogo.









Outro jogo polêmico e que foi lançado recentemente é o jogo Bully (>Baixe-o Aqui), onde o personagem é um adolescente que deverá cumprir tarefas delinqüentes, como bater em alguém depois da aula, fazer bagunça dentro da sala de aula, e outros.





  • Conclusão
  • Tudo em excesso é prejudicial! Mas jogos violentos ou que simulem crimes , como o famoso GTA, são "febre" entre apreciadores deste gênero e este o mesmo vem crescendo a cada dia....infelizmente.



Para alguns psicólogos, os jogos electrónicos têm mais poder que a televisão de influenciar um comportamento violento na criança e no adolescente. Especialistas explicam que na TV o telespectador apenas recebe as informações, enquanto que no vídeo game ele participa das actividades, que podem ser inocentes como uma corrida de carros ou violentas como um de lutas. Não é de hoje que vemos a violência se alastrando, mas ela tem se intensificado nos últimos tempos.








Psicólogos acrescentam que existem diversas variáveis na complexa história de vida do indivíduo que podem gerar comportamentos violentos como, por exemplo, a ausência de uma educação familiar, ausência paterna, uso de drogas, más influências dos amigos, banalização da violência, filmes, games e principalmente o jovem já tem uma pré-disposição de desvio de conduta.








 Se uma pessoa se comporta de forma agressiva não podemos culpar os jogos violentos pelo indivíduo agir dessa forma. O que pode acontecer é o jogador se identificar com jogos da categoria, mas games por si só não são nocivos à saúde mental dos jogadores.




Você JOGA esse tipo de jogo? 


Deixaria seu filho jogar


Concorda que pode mudar a mente da pessoa?


Acha que deveriam proibir esse tipo de jogo?


Deixe sua opinião nos comentarios abaixo

Oque Achou?

3 comentários:

Bem eu estava procurando outra coisa, mas é um artigo realmente interessante... Eu não jogo jogos onde você tem que cometer crimes ou praticar bullying como estes (GTA e Bully), Mas sim, eu jogo jogos de luta que são agressivos (Como Killer Instinct e Mortal Kombat). Mas acontece que estes jogos, apesar de uma violência um tanto apelativa, não é realista, por isso não acaba influenciando no comportamento, a não ser que você deixe uma criança jogá-los, mas estes jogos ajudam a, de certa forma, amadurecer a mente de forma com que nós possamos segurar o medo e agir com mais segurança e firmesa ao ver uma situação fatal.

Vlw pela opinião fico muito feliz

Bom, foi interessante a sua postagem. Mas quanto ao conceito que você deu ao Bully é apenas uma parte da história.

Procure por um cara no youtube, zangado. E procure o video que ele fez sobre o jogo Bully. Ele tem otimos videos com muitas informações a respeito dos games. Deixei um link abaixo.

http://youtu.be/EgpjELqfWnU

Fora isso, bom topico.

Postar um comentário

Ainda não é um mebro?
Ta esperando oque?
Entre aqui
Cadastre-se

Google+ Seguidores